Reprodução: iStock
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Pet Brasil, juntamente com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostra que entre 140 milhões de bichos de estimação no país, 39,8 milhões são pássaros. Porém, uma grande parte dos tutores nunca fizeram ou ouviram falar sobre o curso de voo livre para aves.
Isso ocorre porque muitas pessoas desconhecem as necessidades dos voadores quando criados em cativeiro, e se esquecem que para criá-los, é fundamental entender e conhecer sobre o animal e os seus hábitos, para assim, proporcionar uma qualidade de vida plena.
E uma das melhores formas de garantir bem-estar à sua ave é permitindo que ela tenha a possibilidade de expressar seus comportamentos naturais e lidar com situações em ambientes externos, duas coisas que somente com o curso de voo livre para aves é possível.
E foi baseado nessas informações, que o naturalista, ambientalista, adestrador de animais, fundador do Centro de Treinamento Flock e especialista em treinamento de voo livre para aves, André Chiara, transformou esse fato em um método, apoiado no conhecimento sobre condicionamento operante, a fim de ajudar inúmeras pessoas a cuidarem dos seus psitacídeos.
Curso de voo livre para aves: tudo o que você precisa saber Em primeiro lugar, o curso de voo livre para aves tem como objetivo promover mais qualidade de vida aos pássaros criados em casa. Para isso, são aplicadas várias técnicas de treinamento e suas condutas naturais são estimuladas para que elas desfrutem da liberdade e se protejam dos predadores.
Utilizamos uma forma inteligente, moderna e intuitiva, onde você aprende com vídeos práticos e diretos. O valor é uma taxa única de R$459,00 e dispõe ao aluno seis meses de acesso, entretanto, com afinco e empenho, é possível ensinar a ave em 30 dias.
Após a aquisição do material, o usuário pode assistir às aulas quantas vezes quiser e exercer a metodologia dentro do tempo que se tem disponível. Nesse período, o aderente também participa de um grupo no WhatsApp com o André e outros membros, para tirar dúvidas, receber feedbacks e ponderações.
Benefícios da prática de voo livre Entre os incontáveis benefícios que esse exercício oferece à sua “companheira de asas”, os principais são:
· Contribui e auxilia no bem-estar, afinal, um pássaro que voa gasta energia e põe em prática a sua característica predominante: o voo;
· O animal fica menos propenso a desenvolver comportamentos indesejados, que podem aparecer por conta da vida reclusa;
· Aumenta o vínculo de confiança e cria uma relação mais afetiva e forte entre o dono e a ave.
Curiosidades Os psitaciformes constituem laços sociais com muita facilidade, já que são altamente sociáveis e inteligentes, sendo assim, são os mais indicados para receber e assimilar esse treinamento.
Existem outras táticas para as demais espécies, mas um resultado extremamente eficaz, só é possível graças a esse aspecto tão marcante dessa categoria.
Por fim, apresentamos uma ressalva em relação às calopsitas, elas aprendem com presteza e entregam um bom resultado, entretanto, por serem criadas em cativeiro há milhares de gerações, muitos dos seus instintos foram suprimidos, tornando-as presas fáceis aos numerosos predadores.
Portanto, aconselhamos atenção redobrada ao treinar esse tipo de ave. Contudo, ela também merece receber treinamento, pois melhora a conexão com o dono e garante sua segurança, principalmente, em caso de fuga.
Inclusive, se você deseja treinar sua calopsita, o ideal é começar pelo adestramento. O artigo sobre como amansar calopsita pode te ajudar!
“Não é só um curso de voo livre para aves. É respeito, confiança e cuidado com os nossos pets de asas”, essa frase dita pelo instrutor André Chiara, resume bem essa prática que veio para ficar e melhorar a vida desses fantásticos animais!
Artigo produzido por André Chiara, naturalista, ambientalista, adestrador de animais, especialista em treinamento de aves para voo livre e fundador do Flock: Escola de Treinamento para Prática de Voo Livre e Manejo de Aves.
Comments